segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dois Brasis, ao vivo e a cores

Quem soube ver, viu, no domingo passado, ao vivo e em cores, os dois Brasis descritos por Roger Bastide há 50 anos. No Domingão do Faustão, a competição entre Bragança, no Pará, e Prudentópolis, no Paraná, revelou muito mais que a simples pluralidade brasileira, ou o marketing mexendo com as cidades, ou o poder de fogo da Globo.
Prudentópolis, limpíssima, arrumadíssima, pronta para a tevê. Uma cidade bem educada. Se ela é assim todos os dias, não sei; mas, se não é, a sua prefeitura providenciou para que se apresentasse impecável para o Brasil ver. A imagem era de um rico polo rural.
Bragança suja, precária, desordenada. Uma imagem do cortejo da pobreza: mercado a céu aberto, métodos de trabalho primários, cartazes com pinturas irregulares, barracas por toda parte. É assim todos os dias, não dá para fazer melhor, proclamava a cidade. Somos isso, e nada mais.
Os câmeras, em Prudentópolis, sucederam closes em lindas adolescentes louras. Ricos rostos bem tratados de olhos claros. Os câmeras, em Bragança, ignoraram solenemente os lindos rostos de traços índios que surgiam fugazmente nas imagens. As morenas de olhos amendoados e pele de cobre, longos e lisos cabelos negros, foram trocadas por barrigudos peixeiros de camisa aberta. O contraste revela claramente que o estereótipo continua a ser a lourice europeia: os profissionais da imagem não encontraram beleza alguma naqueles rostos de Ceci.
As tomadas feitas em Bragança não fizeram justiça ao município: nem mar, nem os canais do mangue mereceram referência. As tomadas de Prudentópolis aproveitaram ao máximo a paisagem serrana. Lá, quem fez o documentário pensava em turismo. Aqui, aparentemente nem passou perto a ideia de aproveitar um programa campeão de audiência, em rede nacional, para atrair visitantes.
Os dois Brasis mostraram-se inteiros.
Em Prudentópolis, o Brasil desenvolvido mostrou-se disciplinado, organizado e discreto. Em Bragança, bagunçado e ansioso. Em Prudentópolis, um Brasil bem vestido e bem tratado. Em Bragança, um Brasil em roupinhas de 1,99, gastas sandálias de dedo e poucos dentes, ansioso para dizer “estou aqui”.
Em Prudentópolis, delicadas sombrinhas; em Bragança, palhas de açaí, quase de graça.
À vontade, a apresentadora de Prudentópolis mostrou facilmente a cidade e seu povo. Constrangido, o apresentador de Bragança não conseguiu sequer se informar direito: se tivesse perguntado, saberia que Bragança faz a melhor farinha de mandioca do país – farinha que ele disse ser de milho. A apresentadora levou o filho para Prudentópolis: valia a viagem. O apresentador de Bragança demonstrou que aquilo era só um trabalho. Ele traduzia, simplesmente, a leitura que o Brasil desenvolvido faz do outro Brasil: uma terra estranha, pobre e feia, onde se tem que fazer cara boa para a câmera, por obrigação.
A rica Prudentópolis levou o prêmio maior, resultado correto pelas regras da competição. A pobre Bragança ficou com o menor. No mesmo dia, o poderio de Minas Gerais fez-se sentir, obrigando a Globo a dar para Diamantina premio igual ao que deu para a cearense Aracati, que vencera seu duelo.
O Brasil rico apresenta-se melhor, lógico. Quanto ao Brasil pobre, um prêmio de consolação lhe basta.

56 comentários:

Juninho disse...

Excelente texto, tradução em palavras da dura sensação deixada... Parabéns!!!

Anônimo disse...

Ana,
Que isto sirva para nossas autoridades e governantes perceberem a necessidade de uma boa assessoria de imprensa. Tenho certeza que se o apresentador que foi para Bragança tivesse sido municiado de informações relevantes teria extraído uma matéria melhor, seja no visual ou na essência de um povo simples.
Aposto que largaram o cara lá sem nem ao menos mostrar os limites da Cidade.....e olha que Bragança tem muitas belezas para serem exibidas.
Edna

Zildomar Monteiro disse...

Olha, a grande maioria das vezes eu acho que é pura mania de perseguição, maaaaaaaaas dessa vez eu confesso que concordo com quase tudo que a moça falou e acho tudo imensamente coeso. Porém, toda via, entretanto, pra mim de todo o episódio o que mais se destacou foram os links ao vivo. Durante a apresentação Prudentópolis, além de exibir sua bela população loira/albina/camponesa virgem, exibia também sua bela praça arborizada, sua bela iluminação pública e sua bela igreja ao fundo, enquanto isso Bragança exibia seu belo descampado, seu belo breu (só não viu quem não quis... ops!) e ao fundo o seu belo puteiro abandonado caindo aos pedaços, que por sinal é uma relevante referência arquitetônica assim como a antiga prefeitura, assim como a antiga Casa de Cultura, assim como o antigo colégio Mâncio. Que mais? Ah! o Jiboião que também é um antigo puteiro (Eeeee cidade boa de puteiro), este último acho que já até caiu ou só resta a fachada, prevendo o futuro dos outros prédios históricos da cidade. Só sei que a gambiarra de de repente se ligar alguns refletores dentro do antigo prédio histórico, que apareceria ao fundo do link da cidade de Bragança, pra "melhorar" o aspecto e maquiar o fato de que alguma coisa não tá certa, não deve ter sido feita pela produção. Não vou fingir que é tudo lindo e ficar pondo a responsabilidade em outras pessoas. A gente saber cobrar, só que cobra das pessoas erradas. Apesar de não gostar de muitas coisas que vi no vídeo eu prontamente reconheci minha cidade. E quer saber? Acho que algumas coisas pareceram até bem melhores do que realmente são.

Anônimo disse...

Infelizmente o Pará está sendo retratado na globo da pior forma possível, um outro exemplo dessa falta de respeito é a novela das sete, que dentre outras coisas retrata a mulher paraense como gorda, que se extasia com copacabana (que tem um esgoto enorme a céu aberto) como se no marajó ou em outros municípios não existisse praia e mal educada, que não sabe portar-se à mesa e nem deixa o médico examiná-la. E ainda tem gente feliz porque o Pará está sendo retratato na globo,essa eu agradeço e descarto.

Alano Oliveira disse...

Infelizmente os nossos governantes não estão sabendo aproveitar as oportunidades de OURO que o nosso Estado do Pará está tendo. O trêm está passando na nossa porta... Não me digam que o Axé da Bahia ficou reconhecido por acaso? ou será que teve o empurrão do ACM?
Vocês entendem a diferença?
Política minha gente!!!
Só isso!!!
O nosso Melody está na novela das 20hs com a GABY e também na novela das 21hs com a Banda Cheiro Verde (Cheiro do Melody)... E, onde estão os nossos políticos? Cadê o empurrão??? O marketing do nosso Pará diante da mídia nacional quem está fazendo são os nossos artistas...

Tudo neste planeta é Política, não tem jeito... Quem a faz, sempre leva a melhor... Alguém se lembra da escolha das cidades sede para a copa do mundo??? O Pará ficou de fora por qual motivo? Não foi por falta de Política?

E, o trêm continua passando...

eubragantino.com

alma de poeta disse...

Oi Ana, só ressaltando que Prudentópolis é assim todos os dias, uma cidade limpa e organizada, isso faz parte da cultura local, não achei que as imagens desmereceram Bragança, cada idade tinha suas belezas e sua identidade.

Jaderson Souza disse...

Fiquei impressionado com sua colocação e tiro o chapéu. Parabéns! Gostaria que se pudesse,uma autorização para por seu texto em meu site www.bragafest.com . Aguardo um email aguardando a autorização. Jaderson Souza, Diretor Geral

Jaderson Souza disse...

Email bragafest@hotmail.com

Layssa disse...

Concordo com tudo, ainda é estranho pensar que nós comemos farinha de "milho", e que computador aqui só pega a base de porrada( foi falado na novela das 6.
Bragança tinha muito para mostrar(ainda tem), muito de cor local...
Uma terra de gente simples, mas que tem tudo de mais brasileiro no sangue...
Uma cidade litorânea que ganha de outras cidades que já de tão desenvolvidas, perderam o "sangue verde e amarelo".

Iris Melo disse...

Parabens pelo artigo,
Você descreveu muito bem a diferença mostrada entre as duas cidades (dois Brasis).
Infelizmente nada de bom que Bragança tem foi apresentado.
A mesma coisa está acontecendo com cenas mostradas na novela Amor eterno amor.
Esqueceram a beleza da ilha do Marajó, para mostar um linguajar que não se usa mais. Além de pessoas mal educadas e moças interesseiras e oferecidas.

Anônimo disse...

Também assisti ao programa e me senti desconfortável.
Neste domingo, em que cedi aos apelos da paixão paraense, incorporado à torcida virtual que empunhou a bandeira de Bragança (afinal, sou de Marapanim, assim, assim com os bragantinos), justamente neste dia, em que me permiti uma tolerância improvável ao Domingão do Falastrão, eu me descobri um pobre perdedor.
Não pelo resultado da competição. O espetáculo de Prudentópolis foi melhor, mais colorido, sobretudo mais criativo. O elemento que acolchoa a disputa, sejamos justos, teve mais encanto lá embaixo do que aqui em cima. Falo da música. Roberto Carlos versus Calypso... é covardia!
O curioso é que nem um nem outro representa o traço cultural mais eloquente dos dois lugares. Mas, no meio dessa permissividade, se é para ser tolerante, Prudentópolis fez jus ao próprio nome e teve sensatez na escolha.
O mais desagradável, porém, foi a constatação de que o tempo passa, o tempo voa, mas a desinformação continua prevalecendo numa boa. Como disse Aldir Blanc, naquela música que Elis tornou imortal, o Brazil não conhece o Brasil. Pior: como no poema de John Donne, só a alguns, a que tal graça se consente, é dado ler o Brasil e compreendê-lo. A maioria não está interessada. Em programas como este, a TV Globo não é a melhor exegeta das entrelinhas do País, mas é caprichosa na hora de confundir mandioca com milho.
Na aldeia global, parecemos sujos, maltrapilhos, feios, desastrados, desorganizados. Em contraste com os sulistas desenhados em lápis de cera, nos resta a condição de exóticos. Como se a Globo nos desse o direito de ficar maculados. Com parágrafo único: podemos abusar desse direito!
É claro que o Paraná tem seus próprios contrastes e incertezas, limitações e pobrezas. Ou não faria parte do Brasil.
Ainda bem que a Ana escreveu sobre o assunto. É muito bom lê-la. Agora, sim, eu acredito que não sofri à toa. (paulo silber)

Anônimo disse...

CARA E BRINCADEIRA O CARINHA SÓ QUERIA SABER DE ENCHER O BUCHO, COM ISSO COM AQUILO, ATE CAMARÃO COM ASSAI E FARINHA ELE COMEU?
O FAUSTÃO E QUE TA CERTO.......O LOOOOCCOOO MEUUUU!

Anônimo disse...

EU ESTAVA LENDO OS COMENTÁRIOS DAS PESSOAS,E PERCEBI QUE ESTÃO FALANDO ALGUMAS COISAS DAS QUAIS ELAS NÃO TEM CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO QUE COMENTAM.A SENHORA ANA DINIZ FALA COM TAMANHA PROPRIEDADE E CONHECIMENTO TAL COMO SE ELA UM DIA JÁ TIVESSE MORADO LA EM PRUDENTÓPOLIS.SE VOCÊS VENDEM PEIXE, E TEM A MELHOR FARINHA DE MANDIOCA DO MUNDO, ENTÃO FAÇA COMO PRUDENTÓPOLIS,QUE E A CAPITAL DO FEIJÃO PRETO,MOSTRE ISSO PARA O MUNDO. QUANTO A QUESTÃO DE SER UM POVO LOIRO E EDUCADO, E SUA CIDADE SER LIMPA E BEM CUIDADA......ISSO INCOMODA VOCÊS??PRUDENTÓPOLIS TEM VARIAS QUALIDADES, QUE ASSIM COMO ELES VOCÊS TAMBÉM TEM. EU ATE AGORA AINDA NÃO VI NENHUM COMENTÁRIO DE ALGUÉM LA DO SUL SENDO INDELICADO, COM O POVO DE BRAGANÇA.

Anônimo disse...

Não creio que queremos ser "indelicados" com os sulistas, nem tão pouco demonstrar que estamos magoados por ter perdido a competição,só estamos decepcionados por termos tantas maravilhas que simplesmente foram ignoradas.

Anônimo disse...

Mediocridade de sua parte pensar isso de Prudentópolis, devia conhecer a cidade antes, pois conforme você mesma coloca "que não conhece a cidade". Mas não faz mal, eu lhe apresento: Prudentópolis é assim mesmo, um lugar limpo de gente bonita, pobre e trabalhadora e que realmente dá valor às oportunidades.

Jornalista disse...

Meu amigo de Prudentópolis, obrigada por ler. Gostaria que relesse o final da crônica, onde digo que o resultado foi correto, pelas regras da competição. Não estou criticando vocês, pelo contrário: vocês seguraram a oportunidade com ambas as mãos, o que é correto. Para me explicar melhor sobre o que quero dizer, veja: riqueza rima com beleza, paúra rima com feiúra.
Nós não consideramos aqui a competição entre duas cidades nem ninguém está insatisfeito com o resultado correto. Insatisfeitos estamos com nossa condição de "resto" do Brasil. Há muitas cidades no Sul e Sudeste semelhantes a Prudentópolis; você não encontrará nenhuma parecida - organizada, limpa, disciplinada e educada - no Norte do Brasil. Não é culpa sua. Mas eu gostaria que você e seus conterrâneos de Prudentópolis se perguntassem e tentassem saber porque isso é assim.
Abraço, obrigada novamente,
Ana Diniz

Anônimo disse...

CARA JORNALISTA ANA DINIZ......ADMITO QUE QUANDO LI O SEUS COMENTÁRIOS NO POST, DOIS BRASIS AO VIVO E A CORES, EU NÃO SENTI NENHUMA SIMPATIA PELA SENHORA,POIS EU NÃO CONCORDAVA COM A SUA VISÃO DOS FATOS PARA COM A MINHA CIDADE.AO VER SEU COMENTÁRIO DE HOJE EU MUDEI MINHA OPINIÃO, POIS VEJO QUE ALEM DE SER UMA MULHER INTELIGENTE E TAMBÉM MUITO EDUCADA NO TRATO COM AS PESSOAS.QUEM SABE PODEMOS ATE SER AMIGOS? ABRAÇO!

Anônimo disse...

Acabei de ler seu texto presada Ana Diniz.

Alias sabia que aqui em Prudentópolis existem pessoas com este sobrenome???? pesquise talvez vocês tenham algum laço familiar.

Considero que as suas palavras foram de desabafo, afinal quanta injustiça exite nesse pais, não somos hipócritas em acreditar que exite um paraíso aqui ou ali, o Brasil é injusto sim, fato, e de quem é a culpa? NOSSA!!! afinal nos é que não sabemos usar o nosso precioso Titulo Eleitoral! fazendo mau uso desse documento nos mesmos escolhemos quem são as pessoas que nos vão roubar..isso seria Cônico se não fosse trágico.
Porem outro ponto fazer intrica regional acredito ser imaturo, afinal se queremos ser tratados como iguais pra que fazer tais afirmações, tendenciosas, capciosas, instigando o povo odiar o seu semelhante. Prudentopolitanos e Bragantinos não tem a mesma cor de sangue??? suponho que sejam iguais... Vamos deixar desse papo sem futuro, afinal somos todos Brasileiros, Filhos da mesma terra, filhos da mesma pátria, PÁTRIA AMADA BRASIL....

Thiago disse...

Prundetópolis venceu, legal, bacana para nós que residimos aqui!
Bragança perdeu, “puxa” é triste a sensação de derrota.
Mas enfim, o discurso dos coitados e das inglórias já saturou, não acham? Querem aclamar o quão pobres são, querem discutir sobre pobreza, direcionem-se até Prudentópolis e vocês verão isso, possuímos no mínimo quatro favelas (de tamanho grande), existem trabalhadores rurais, que não possuem uma grande produção, apenas o suficiente para alimentar seus familiares, e às vezes nem dá, e há dezenas de pessoas que não possuem eletricidade-pasmem.
Mas se o foco é pela pobreza, miséria, puteiros e afins, se a intenção máster é elencar esses traços, acredita este que vos redige, quem nem Prudentópolis, muito menos Bragança seriam merecedoras, certo?
Mas se a idéia – RELEMBRANDO- era a dança da galera, exibir o “povo” dançando, vamos deixar algumas coisas claras, o povo Polonês, Ucraniano e alguns Italianos que aqui migraram, eram nada mais que refugiados de guerra, pobres chegaram aqui, a cultura de 100 anos atrás ainda é mantida viva, e uma coisa extremamente sagrada para os Prudentópolitanos é a Quaresma, onde dança é proibida, é um pecado grave a Deus, mas Prudentópolis se uniu, os moradores viram a oportunidade de se mostrarem de fato, com força e raça, exibimos nossas cores e vozes, o ritmo tímido de corpos calejados, ultrapassaram os limites religiosos, por um bem maior, com sombrinha ou ramos, ou folhas de açaí, não importa, houve uma diferença maior na dança, na coreografia em si, e continuo pensando ainda que esses fossem os critérios de avaliação certo?
Qual fora mais bonita? Pronto silencia-se algumas indagações!
Um abraço a todos, e que os laços de amizades possam ser perpetuados, uma vez que interesse e briga por dinheiro, é uma das coisas mais enojantes que se existe!

Anônimo disse...

A verdade é que não discute-se a região pobre ou o rica mas sim a dança sem dúvida nenhuma venceu a melhor!!!

Anônimo disse...

Olá, não sou de Prudentópolis, mas defendo a cidade. Sim a camera mostrou meninas loiras.. mas é pq quase 90% da cidade é descendente de Ucraniano, não teria como serem diferentes. Visitei a cidade poucas vezes, mas em todas essas vezes a cidade estava mto bonita.. limpa..

Anônimo disse...

Olá, não sou de Prudentópolis, mas defendo a cidade. Sim a camera mostrou meninas loiras.. mas é pq quase 90% da cidade é descendente de Ucraniano, não teria como serem diferentes. Visitei a cidade poucas vezes, mas em todas essas vezes a cidade estava mto bonita.. limpa..

Rô disse...

Sou de Bragança e já cansei um pouco desse falatório sobre a perda na competição. Perdemos e isso não quer dizer que somos menos merecedores. Amei o que mostraram da minha cidade, claro que não é sempre aquela bagunça, tem dia que é bem pior. Mas não tenho vergonha de dizer que somos assim, animados, festivos e que vivemos em uma bela região praiana.
Não acho necessário que fiquem julgando qual cidade é mais pobre ou mais rica, cada um com seu cada um. Mas quero dizer Thiago, como você falou ai em cima do povo pobre de Prudentópolis devo citar que igual (ou pior, vai saber)a pobreza, a falta de energia, falta de agua, de moradia descente, pessoas que vivem da pesca, que vivem em ilhas completamente distante de tudo, é a situação em nosso estado. Somos uma cidade/estado religiosa, que se não conhece, temos uma das maiores festas da nossa religião, o Círio. Enfim, como você também acha no direito de mostrar a pobreza de sua cidade, a minha é tão alta quanto, que isso não é motivo algum de se orgulhar. Bragança merecia, porque precisamos sempre mais de dinheiro para educação, porém não foi feito o melhor.

Ulisses Lobo disse...

Querida Ana,
Eu e minha grande família achamos o seu texto "gigante" como a Srª o é. E Penso que se algumas pessoas realmente tivessem atentado a ao primeiro parágrafo iriam entender a essência de seu texto " Quem souber ver....Roger Batisde..." quem conhece, mesmo amparsã, a biografia deste frânces entederá que se trata de um legítimo brasileiro. este texto foi escrito de dentro dos olhos e com a alma de Roger Batisde. Amigo e colega de Claude Levy-Strauss, amava tanto o Brasil ao retornar a Paris nâo esqueceu este País e emocionava-se ao tratar de assuntos brasileiros. A sua Obra Brasil, Terra de Contrastes retrata exatamente isso. Não conheço Prudentópolis, mas outras cidades do interior do Paraná e conheço 108 municípios paraenses. A certeza que tenho é que o Brasil que cresce e se desenvolve está abaixo da linha de Brasília.

Tânia disse...

Ana... sou do paraná... e defendo Prudentópolis, sei que o povo daqui é hospitaleiro e educado sempre.. somos do interior, mas isso nao quer dizer que somos bixo do mato, apenas somos simples..é claro q as cameras mostraram adolescentes loiras.. de olhos claros...somos na nossa maioria Ucranianos...somos colonos.. Não vejo minha cidade como uma cidade de riquesas... vivemos da plantação do feijao... Senti querida Ana.. que vc ficou desmerecendo sua cidade... se desfazendo de Bragança.. e não concordo com isso.. pelo que vi na TV, é uma cidade linda.. com a cara do Brasil, nossa quantas lugares lindos que vi .. infelizmente a desigualdade está no pensamento de pessoas como vc.. q sentem pena do seu povo... nao senti os paraenses dignos de pena... Senti eles dignos de aplausos... cada cidade tem sua beleza.. cada cidade fica em um canto do País,,, a cultura é diferente.. e isso eh tao bonito...

Anônimo disse...

Ai q povo chato...ficam chorando pq isso e aquilo
Nao so prudentópolis tem gente loira e de olhos claros...como em outras cidades do pr...FICAM ISSO E AQUILO...Q CULPAM ELES TEM DE SEREM BONITOS E NOS PARAENSES FEIOS?AQUI NO PARA GENTE BONITA SE CHAMA TURISTA...FICAM CHORANDO E BLA BLA BLA,VAO ESTUDAR Q GANHAM MAIS...!POVO CHATO...GOSTEI DE PRUDE CIDADE BONITA...SEM CONTAR NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES LOIRAS...EM BREVE ESTAREI NO PARANA ...REGIAO SUL SEMPRE SUPERIOR!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk...NUNCA VI GENTE BONITA NO NORTE E NORDESTE...KKKK SO NO SUL E SUDESTE....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

MAS BAH...ESSES PARAENSES FICAM ENCHENDO O SACO...PARANAENSES NAO DEEM BOLA P ISSO...É INVEJA DO POVO SULISTA...SE FOSSE NO SC E RS TBEM IRIA ACONTECER A MESMA COISA...
SE ENXERGUEM PARAENSES...AO INVES DE FICARAM CHORANDO PELO LEITE DERRAMADO...COMECEM A MUDAR AS ATITUDES Q VCS PASSAM P SUL...AO INVES DE FAZEREM CRONICAS COMPARANDO OS 2 ESTADOS...O POVO DO SUL UNIU FORÇAS E VOTOU NO PARANA...Q POR SINAL REPRESENTOU MTO BEM A REGIAO SUL!


ABRAÇO POVO SULISTA...UNIDOS TEMOS A FORÇA! GAUCHO DA FRONTEIRA

Anônimo disse...

esse ultimo é de um cara que tem baixa estima.

Gente chega Vamos Ser o que somos e ponto. Loiros ou Morenos somos todos humanos

o pessoal eu moro em Prudentópolis e a grande maioria não pensa como esse cara ai.....

Anônimo disse...

ooooooooooooooo povo feio esses paraenses...começando pelo povo do twitter e a tal da gabi amarantos kkkkkkkkkkk....

PARABENS PARANA REPRESENTOU MTO BEM O SUL!ORGULHO DE SER SULISTA


gaucho de gramado!

Anônimo disse...

ninguém os viados da fronteira aki fora já....... viadinhos viadinhos viadinhos

Anônimo disse...

ninguém chamou os viados da fronteira aki, fora já....... viadinhos viadinhos viadinhos

Anônimo disse...

a gabi amarantos é gente?feia q da dó e com uma musica um porre...
sem falar o q ela falou da cidade do sul,nao se enxerga...cafona

sou mais calypso...

Anônimo disse...

antes viado do q paraense!

Anônimo disse...

vei na boa...as 2 cidades foram boas,conheço bragança e votei la,pq o pr é um estado mais rico e o pará precisa mais p pastoral...
De boa brigar por causa disso nao vai adiantar em nada!

Anônimo disse...

Sabe os Gauchos não são muito bons de cosinha sabe porque?

vivem queimando a rosca

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk..é vero antes sulista e viado do q fã da gabi gordona amarantos kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

rs...Meteram pau no paranaenses e agora a gauchada,o povo inferior!


Parabens Prude...mostrou o q so no sul tem...gente civilizada,bonita com sangue europeu...

O SUL É O MEU PAÍS...PARANA,SANTA CATARINA E MEU RIO GRANDE DO SUL...

Anônimo disse...

rs...pará fica onde mesmo?






Paranaense da fronteira com a argentina!

Anônimo disse...

VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS VIADOS

Anônimo disse...

Bom gente sou argentino,mas resido no parana 8 anos...me sinto um paranaense de coração...

Não é legal ficarem batendo boca por causa disso...independente de qq cidade as 2 sao vencedoras!e a questao de gente loira,aqui na minha cidade q escolhe viver Carambei-PR tem mto loiros e loiras,pois aqui é de colonização holandesa e alema...Essa jornalista conseguiu fazer o norte e o sul brigarem por coisas futeis!

Anônimo disse...

Qm é Ana Diniz?Gabi Amarantos qm?
E o Pará?o q é o Pará?






Paranaense da fronteira com a bela Argentina!

Anônimo disse...

kkkkkkkkk...putz bem q a argentina podia pegar a regiao sul ne?eles adoram a gente sem falar q os argentinos volte e meia estao nas praias catarinenses e em donas de pousadas na ilha do mel do parana...

ARGENTINOS ADOTEM A GENTE ...NOS GAUCHOS,CATARINAS E PARANAENSES PRECISAMOS DE TI


gaucho da fronteira

Anônimo disse...

Gente olhem la no twitter o povo q recomendou esse blog...kkkkkkkkkkkkkk
OBRIGADA DEUS POR SER SULISTA

NETO DE GAUCHOS,FILHO DE CATARINAS E PARANAENSE DA FRONTEIRA COM A BELA ARGENTINA!

Anônimo disse...

ISSO ME LEMBRA QNDO A MISS MIRIM A GIORNADA CIBULSKI MAZZURANA VENCEU O MINI MISS DO BRASIL..ELA É DO PARANA E SOFREU PRECONCEITO POR SER LOIRA E DE OLHOS AZUIS...

TOMARA Q VENÇA O MINI MISS UNIVERSO...TO TORCENDO POR ELA,REPRESENTA A MULHER LINDA Q TEM NO PR,SC E RS!
POVO MANEZAO...DE BOA HJ ACORDEI MEIO ED MOTTA


CURITIBANO E COXA-BRANCA !

Anônimo disse...

O CURITIBANO E COXA-BRANCA...ESSA TAL DE ANA DINIZ E MAIS O POVO DO PARÁ ESTAO ENCHENDO PQ A MAIORIAS DAS PESSOAS DE PRUDE Q APARECERAM ERAM LOIRAS...E DAI??
ISSO É A QUESTAO,ELES COLOCARAM ESSE PONTO,E COMO DIZ UM CAMARADA AE DE CIMA ESSA TAL DE ANA DINIZ FEZ COM O NORTE FICASSE CONTRA O SUL...MAS NOS NEM LIGAMOS...MINHA NAMORADO É DO PARANA E POR SINAL COXA BRANCA TBEM..EU RESPEITO MTO O PR E TBEM SC...MAS NEM VENHAM COM ISSO E AQUILO...AO INVES DE ANA DINIZ FICAR FAZENDO CRONICAS FAÇA ALGO P SEU POVO...PQ TEM SINDROMES DE PATINHOS FEIOS SAO ELES E NAO NOS...


GAUCHO DA FRONTEIRA

Laisa disse...

Tania, ótimo comentário :)
Quando assisti também vi Bragança como uma cidade linda.
Ana, espero que ouça o que a Tania falou: infelizmente a desigualdade está no pensamento de pessoas como você, que sentem pena do seu povo.
Fico orgulhosa pela minha cidade ter se empenhado, e aqui todos estão muito orgulhosos também!

Bragança é uma cidade linda, que só perdeu um concurso de dança. Não se empenhou muito talvez! Mas aposto que tem coisas mais importantes pra se ocupar agora que não ficar chorando o prêmio perdido.

Foi errado, na minha opinião, insinuar que só ganhamos porque nossa região é "mais rica"... Minha cidade tem muitos problemas também, e eu de forma alguma desmereceria o empenho das pessoas daqui. Mesmo que perdêssemos, eu estaria orgulhosa de como todos se uniram.

Se na sua cidade as pessoas não se empenharam de verdade, não sei. Não estive aí para dizer. Mas a minha se empenhou e de forma alguma venceu só porque está num estado mais rico. Dizer isso seria desmerecer nosso esforço apesar dos nossos problemas, que não são poucos.

Ah sim. As imagens da sua cidade ficaram lindas, de fato achei que perderíamos só por causa delas quando assisti. E o apresentador falou muito bem - melhor mesmo do que a Daniele Suzuki, que apesar de muito simpática, só falou de porcos, galinhas e cavalos nas ruas.

Esqueça essa besteira de injustiça. Você está diminuindo o potencial da sua cidade. Talvez não tenham se esforçado tanto na dança, mas potencial é o que não falta.

Anônimo disse...

Quem é ana diniz com minusculo para expressar a pequenez de suas palavras

Anônimo disse...

BAHHH...Q JORNALISTA IDIOTA
MINAS GERAIS GANHOU O PREMIO PQ NAO COLOCARAM A PORRA DA MUSICA


HOUVE PROBLEMA NA APRESENTAÇÃO
SUA ANTAAAA PARAENSE!!


E E EU VOTEI EM ARACATI-CE PQ FICOU LINDO!


UM ABRAÇO DE SEU AMIGO DO PAMPA

Anônimo disse...

tais na cara q essa tal de ana diniz queria ser um mulher do sul.......kkkkkkkkkkkkkkkkk
em todos os aspectos prude humilhou o pará kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



manezinho da ilha

Marcélia disse...

"Recebi um e-mail de uma amiga, com esses comentários...Fiquei de boca aberta..... Sou Prudentopolitana, com muito orgulho,sou professora da rede estadual a qual me orgulho muito, pois a cada dia nós professores tentamos "educar" e não só repassar conteúdos. As atitudes do nosso povo são reflexo de uma boa educação, valores,religião, moral..., Nossa cidade é limpa,é tudo de bom, como tantas no Brasil, unica coisa é que o povo é unido, tem garra, pois a maioria tem descendência européia e como todos sabem, nossos pais, avós vieram colonizar nossa cidade, foi muito sofrido,(procurem saber desses fatos melhor). Quando você fala das meninas loiras, povo bonito...dançarinos com experiência, não tem nada a ver, foi só dedicação, respeito, disciplina, comprometimento, responsabilidade. Cara jornalista, O QUE ESTAVA EM JOGO,ERA A DANÇA E NÃO A POBREZA, A CIDADE LIMPA, SUJA..... Pergunto, e se Bragança fosse a vencedora? Você faria os mesmos comentários? Aprendi na vida que nem sempre ganhar um prêmio, significa que somos vencedores...
Você com o potencial que tem, ajude seu povo a se unir, lutar pelos seus direitos, melhorar a educação,mostre o caminho para esse seu povo que luta,que trabalha, que precisa de tantas coisas...
E não pense que a minha cidade não tem problemas... tem e muitos, mas estamos em constante luta para melhorar nossas condições em todos os sentidos.
Parabenizo Bragança, que também fez bonito, lutou, se uniu e deu seu recado.
Abraços, Professora Marcélia.

Anônimo disse...

PARANA:MICHEL TELO,CELSO PORTIOLLI,VAL MARCHIORI,ROGERIO CENI,ALEXANDRE PATO,CHITAOZINHO E XORORO,ALEXANDRE NERO,GUIHERME WEBER,SANDRO PEDROSO,GRAZI MASSAFERA,GUTA STRESSER,TARSO MARQUES,ISABELI FONTANA,ALICIA KUCZMAN,CRIS JURACH,FABIOLA NASCIMENTO,ADRIANA BIROLLI,THAIS PACHOLEK,CLAUDIA SWAROVSKI,RENATO SCARPIN,MARIA FERNANDA CANDIDO,DINHO OURO PRETO,ALEXANDRE SLAVIERO,GLEISI HOFFMANN,FLAVIO ARNS,ROBERTO REQUIAO,ACIR GURGACZ,BLAIRO MAGGI,JOCIANE KOCH,HERSON CAPRI,ARY FONTANA,IGOR RICKLI,HUGO BONEMER,MARIANA FUSCO,ANDERSON DORNELLES,FLAVIA PIANA,FABIANA SEMPREBOM,VERIDIANA QUADROS,BARBARA BERGER,VIVIANE ORTH,JULIANA IMAI,DENISE SILVA,MICHELI ALVES,NICOLE BALHS,MARCELLE BITTAR,VIVI BORDIN,RAQUEL TOLARDO,SHERON BLAU,JOSI CHOJNACKI,VIVIAN NORONHA,MARIANA IZELLI...QM NAO SABE QM SAO ELES JOGAM NO GOOGLE.
PARA:CALYPSO,DIRA PAES,GANSO E A GORDONA DA GABY AMARANTOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Leonardo Bahri Ribeiro disse...

Sou Prudentópolitano e tenho muito orgulho disso, em questão da cidade ser limpa e rica em belezas, moças lindas de olhos azuis, não foi mostrado mais que a verdade, sou um povo educado, nossa cidade sempre foi linda e limpa, e sim somos um povo bonito, e não venham pra cima de nós com esse discurso derrotista de que a dança de voces tava melhor do que a nossa, porqe não tava, o nosso lindo colorido, a nossa garra de ser prudentópolis, e ganhamos por meritos nosso, descendentes de ucranianos....

Anônimo disse...

I, folks. Mas não são somente rosas. minha cidade não é tudo de bom. Grandes problemas existem: Não temos uma boa loja de tacos de golf. Temos que nos deslocar a centros maiores, as vezes aos EEUU, só para comprar uns produtinhos da titlelist ou Calaway.
mais um: nenhum restaurante frances 3 estrelas. (E de-lhe Paris 2 ou 3 vezes por mes para se comer um jantarzinho decente).
ë ou não uma cidadezinha para se ter pena?
Pessoas de Bragança: Voces é que são felizes.
So long

Anônimo disse...

O mané quer fazer graça e não sabe nem falar bem do próprio estado!!!! Ele faz uma comparação ignorante e sem sentido entre os dois estados e, pretensamente querendo falar bem do Paraná, começou a lista com Michel Teló, Celso Portiolli e Val Machiori!!!

Só rindo desse "caboco zerado"!!!

Rsrsrsrsrs

Jornalista disse...

Meus amigos, estou encerrando aqui os comentários, porque o debate já foi suficiente.
Mas, antes, eu gostaria de esclarecer alguns pontos:
Primeiro: gritar é feio, muito feio, durante um debate. Os que gritaram suas maiúsculas traduziram apenas a intenção de ofender. Não contribuem com nada e ainda sujam a imagem de povo educado, que Prudentópolis deixou para o Brasil.
Segundo: chamar gaúcho de viado é preconceito igual a qualquer outro, de cor ou raça, e não é engraçado. Igualmente suja a imagem de boa educação da cidade.
Terceiro: ser louro, negro, amarelo ou de outra tonalidade qualquer de pele não é mérito nem demérito. A questão que coloquei (perdoem-me se entenderam mal, mas releiam a crônica) é o(s) câmera(s) não terem encontrado beleza também nos traços índios daqui. Essa é a qestão que, repito, revela muito mais que esta ou aquela ascendência: revela como o Brasil ainda não conseguiu ser plural.
Quarto: ninguém mostra sua casa para o visitante pela parte mais feia. Esta postura foi o contrassenso de Bragança e a sabedoria de Prudentópolis.
Finalmente, para encerrar: eu gostaria muito de ter visto, em vez daquelas coreografias, uma exibição das danças ucranianas e outra da marujada bragantina. Diriam muito mais de Brasil formado por todo o tipo de brasileiro e permitiram que o prêmio fosse solidariamente dividido ao meio. Favelados de Prudentópolis e pescadores artesanais de Bragança ficariam muito mais agradecidos.