sábado, 22 de setembro de 2012

Sorriso amarelo

A semana abriu um enorme sorriso amarelo sobre o país. Ao contrário do que ocorre normalmente com esse tipo de expressão, o sorriso amarelo provocou risos verdadeiros nas pessoas. É que, finalmente, pessoas importantes estão sendo condenadas e, embora muita gente ainda não acredite que vá ver a gangue nas penitenciárias, pelo menos já se pode chamar de ladrão quem o foi, sem ter que responder a processo de calúnia. Compõem o sorriso amarelo as desculpas esfarrapadas que apareceram aqui e ali, a propósito do julgamento que sem dúvida irá para os livros de História do Brasil como um divisor de águas na democracia nacional.
A primeira desculpa vem do Planalto, na tentativa desastrada de Dilma Rousseff em explicar que sua surpresa com a aprovação rapidíssima do plano regulatório de energia, quando ainda ministra de Minas e Energia. Ela não esperava que o Congresso Nacional compreendesse o tamanho da crise, é isso! Ao tentar se afastar dos estilhaços do mensalão, a presidente deprecia o Congresso inteiro... e não convence ninguém. No depoimento, ao se dizer surpresa, Dilma lavou as mãos do que acontecia na Casa Civil; agora, não pode recolher sabonete e toalha – ela entregou, sim, os Josés, tanto o Dirceu e como o Genoíno, às feras. Mas não se pode esquecer que ela recebeu um benefício direto do mensalão: foi graças à surpreendente rapidez do Congresso em aprovar o marco regulatório que foi possível ela ser apresentada ao país como a ministra que resolveu o problema do abastecimento de energia para o parque industrial do Sudeste, antes que houvesse um colapso.
Outra desculpa vem dos partidos que, junto com o PT, assinaram uma ridícula nota acusando os opositores de golpismo. A manobra é velha, recomendada por Maquiavel há algumas centenas de anos: use o temor, intimide com a fogueira maior para desviar a fogueira menor. O ridículo atual é que as inquietações da população estão muito, muito distantes de ver tropas na rua garantindo novos donos do poder. As eleições não estão pegando fogo: excetuando-se alguns episódios isolados, elas estão tão mornas que, em todas as pesquisas publicadas nas capitais, cerca de um quarto do eleitorado ainda nem decidiu em quem vai votar. Essa mornitude decorre da tranquilidade de um bom momento econômico – o que é ótimo para todos. Quem pensa em golpe quando as coisas vão bem? Só os que vão mal – no caso os partidos signatários da nota, que precisam explicar aos patrocinadores uma possível derrota eleitoral que se avizinha.
De Minas Gerais vem o chororô dos condenados. Com desculpas: Valério, que diz que sabe mas não diz o que sabe, vestindo-se de vítima no altar dos sacrifícios da lealdade; seu sócio, alegando que “emprestou a empresa para um empréstimo de Valério”. E a defesa dos réus, alegando que os empréstimos foram tomados para fraudar a legislação eleitoral. São crimes: calar para omitir provas em processo penal; usar informações falsas para obter empréstimos bancários; e fazer caixa 2 em campanha. Então são confissões criminosas para encobrir outros crimes, sendo que, se aceitas as alegações, todos os crimes confessados estão prescritos... Quem é que vai acreditar nisso aí? Mesmo o menos instruído dos brasileiros entende que, por trás de uma defesa furada, quando apresentada e aceita, está o poder do dinheiro. E aí a desculpa se esfarrapa na cara de pau dos criminosos.
E o Supremo ainda nem chegou nos Josés...
****
PS: Eu tenho me divertido muito vendo, na propaganda eleitoral para a Prefeitura de Belém, o PT fazendo ingentes esforços para demonstrar que a primeira administração de Edmilson foi petista. O candidato do PSOL, que no seu primeiro mandato tentou trocar para vermelho as cores da Prefeitura e fez construir uma estrela petista na orla de Icoaraci, não está nem aí: infiel ao PT como foi, estimula novas infidelidades na base concorrente com o à vontade de um príncipe do Tucunduba. Ele não gosta de lembrar que Ana Júlia foi sua vice, e, em algum lugar do passado, garantiu para ele a maioria na Câmara. Agora é outra mulher, a Marinor, que puxa a legenda (ou a carroça de votos) para tentar conseguir um mínimo de viabilidade política no caso da fórmula dar certo de novo...

9 comentários:

Anônimo disse...

ertamento o "grande vitorioso" será o impoluto PSDB, com suas privatarias e seus mensalões. As opiniões nu nca são neutras, como recomenda certos jornalistas, mas posicionadas exatamente para defender as facções que defende. E os crimes de seu admirador, Jáder Barbalho? Será que a Justiça foi tão ríspida como no caso do Mensação? Que vai apurar as Privataria Tucana? O mensalão mineiro, a compra de voto de FHC?

Luigi Henrique De paula disse...

o blog ta bom demais em,eu vou até recomenda para todos meus amigos pq é muito bom,da até gosto de ver,como estou recomendando o www.rastreamentodecelular.org que estou usando na minha empresa de detetive que é muito bom tambem,nossa parabéns,to acompanhando teu blog,e vou recomendar,abraços

Anônimo disse...

In fасt nо matter if ѕοmeone doesn't be aware of then its up to other users that they will assist, so here it happens.

my web blog - Click The Next Web Site

Anônimo disse...

Hі I am so delіghted Ӏ fοund yоuг blog pаgе, Ι really founԁ you bу error, while I was browѕing on Yаhoо foг somethіng elѕe, Anywауs I am here nοw аnd would јust like to saу many thanκs fοr a trеmendous ρost anԁ a all round thrіlling blog (I аlsο lοve thе theme/design), I ԁоn't have time to browse it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the awesome job.

Feel free to surf to my homepage: Www.sfgate.Com

Anônimo disse...

Ηi I am so delighted I found youг blog ρage,
I rеally found уou by erгor, ωhile I wаѕ bгowѕіng оn Υahοo for something else, Anуways Ι am here
noω and wοuld juѕt like tο sаy
manу thanκs foг а trеmenԁous
post and a аll rounԁ thrilling blog (I also love the thеmе/dеѕіgn), I don't have time to browse it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the awesome job.

Feel free to surf to my homepage; Www.sfgate.Com
my site :: click the up coming web site

Anônimo disse...

І thіnk this is onе of the most
important info for me. Аnd i'm glad reading your article. But wanna remark on few general things, The site style is wonderful, the articles is really nice : D. Good job, cheers

Also visit my site: Http://Www.Sfgate.com

Anônimo disse...

Verу nice post. I just stumbled upοn your
weblog аnd wishеd to say that I have really
enϳoyeԁ suгfіng around your blog posts.
Afteг аll I'll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

my weblog ... Http://Www.Prweb.Com/Releases/Silkn/Sensepilreview/Prweb10193901.Htm

Anônimo disse...

I loνed as much as you'll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get got an impatience over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

my page - www.jobvargas.com

Anônimo disse...

Cara Ana,
Aqui EMANUEL VILAÇA. Tô precisando falar com você. Meu e-mail é villacapqd@gmail.com
Podes me passar um e-amil com seu fone?
Beijos